Image Map

segunda-feira, 28 de julho de 2014

ENTENDA O QUE É A "FALSA FOME" E COMO ELA PODE SER PREJUDICIAL A SUA DIETA

 Aprenda a identificar a "Falsa Fome" e a não comer quando não houver necessidade

Oie, meninas, como vocês estão?

Hoje é aquele dia da semana em que sempre começamos a dieta, certo?

E sabemos o quanto é difícil segui-la a risca, ainda mais com todos os impulsos e alimentos calóricos que somos expostas diariamente. Porém precisamos estar atentas sempre a famosa FALSA FOME, que nada mais é do que aquela sensação de querer comer quando não há necessidade.

A seguir vocês conferem oito motivos que te ajudarão a identificá-la e driblá-la.

1. DESIDRATAÇÃO
Sabe aquela fome que não passa? Talvez ela seja sede. Pare e pense antes de ceder à comida. Beba um copo d’água e só assim saberá distinguir a fome da sede e aos poucos aprender o que esta precisando realmente. A fome verdadeira reage a estímulos corporais e ambientais típicos. Estômago roncando e salivação em horários pré-estabelecidos de alimentação, isso é fome.

2. ANSIEDADE OU ESTRESSE
Duas das causas mais comuns para uma compulsão alimentar (quando você come muito mesmo sem precisar) são a ansiedade e o estresse. Ambas sensações podem fazer com que você coma demais ou de menos. Estresse e ansiedade podem estimular a fome somente de maneira indireta; em pessoas que aprenderam que frente ao estresse ou ansiedade, o recurso a saciá-los seria comer. Para detectar o estresse é interessante que a pessoa passe a notar seus próprios comportamentos. Reações tensas e sensação de desgaste demasiado são comportamentos típicos de um ‘estressado’.

3. FAZER REFEIÇÕES NA FRENTE DA TELEVISÃO
O hábito é altamente criticado por nutricionistas, pois nessa situação acaba-se comendo mais do que o normal e sem se dar conta, já que você está distraída. Alimentar-se em frente ao estímulo televisão ensina nosso corpo que ele deve sentir fome nesta situação. Ou seja, em situações futuras é possível que ocorra fome frente à TV. É o mesmo mecanismo quando aprendemos a ter medo quando vemos um rato ou barata.

4. CARÊNCIA DE NUTRIENTES
É chamada de Fome Oculta uma doença causada pela carência de certos nutrientes no organismo. Uma a cada quatro pessoas sofrem desse mal segundo a Organização Mundial de Saúde. O diagnóstico é feito por exame de sangue e o tratamento da doença é mais simples que seu diagnóstico: Suplementação alimentar, diversificação da dieta e exercícios físicos.

5. TRISTEZA
Paixões mal resolvidas e dificuldades na resolução de conflitos pessoais, estão diretamente relacionadas às alterações nos níveis de serotonina, o hormônio do prazer que é liberado quando comemos. Comer quando está triste pode ser um alívio instantâneo, mas esse comportamento tende a causar muitos problemas a curto e longo prazo, então evite comer para “compensar” algum acontecimento triste.

6. DORMIR POUCO
Estudos indicam que pessoas que dormem menos de 8 horas por noite tendem ao sobrepeso por comer porções maiores que as normais. A relação entre o sono e o sobrepeso não foi confirmada diretamente, pois poderia estar ligada a outros fatores de salubridade que mesmo as pessoas que dormem mais, que são, portanto mais saudáveis, poderiam ter.

7. COMER MUITO AÇÚCAR
O açúcar pode ser o grande vilão das dietas, além de ser calórico, ele ativa no organismo a “necessidade” de ingerir mais açúcar. Quanto mais açúcar se consome, maior o desejo por esse alimento. A leptina é um hormônio que controla a saciedade que a pessoa sente, alimentos com alto teor de açúcar prejudicam essa atuação.

8. ADIAR TAREFAS
Muitas vezes a comida acabada se tornando só uma desculpa para não ter que preencher um papel em branco, redigir um texto chato, ou começar um trabalho. Todos têm consciência de que isso não resolve, mas caso queira fazer mesmo assim, o mais indicado é optar por um prato de salada e não por uma barra de chocolate.

E então, meninas, gostaram da nossa matéria de hoje?
Alguém aqui se identificou com pelo menos um desses oito sintomas de FALSA FOME? Contem para a gente nos comentários.
Não deixem de acompanhar o Blog toda segunda, quarta e sexta!

Beijinhos e até a próxima.

2 Comments:

Anônimo said...

Achei a matéria interessante e proveitosa.

Unknown said...

Que bom que gostou!
Ficamos felizes quando somos reconhecidos pois fazemos nossas matérias com muita dedicação e seriedade.
Obrigada pelo carinho.

Postar um comentário