Image Map

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

10 dicas para você viver mais e melhor.

Fonte: MdeMulher.

Atitudes para garantir longevidade e poder desfrutar muitos anos cheios de energia, produtivos e felizes.

1. Mantenha a concentração

Pessoas focadas e com alto nível de atenção têm grandes chances de viver mais, como concluiu um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Publicado em novembro de 2012, ele mostrou uma associação direta entre o estado de concentração e o tamanho dos telêmetros, estruturas encontradas nos cromossomos que impedem a degeneração dos genes presentes nas pontas do DNA. Quando essas estruturas ficam pequenas demais, param de funcionar e levam a doenças e à morte. Por outro lado, quanto maiores elas forem melhor para a longevidade.


2. Levante do sofá

O sedentarismo é tão devastador quanto o tabagismo e a obesidade, de acordo com um estudo publicado no periódico inglês The Lancet. A boa notícia é que você não precisa ser atleta para obter os benefícios da malhação. "Os exercícios que levam à prevenção de acidentes vasculares, por exemplo, são aeróbicos moderados e continuados", diz o cardiologista Protásio Lemos da Luz, de São Paulo. Segundo ele, o importante é se manter ativa, no seu ritmo. Mas só exercício aeróbico não garantem muitos anos mais saudáveis. Trabalhar os músculos é fundamental. "Eles sustentam a coluna, protegem as articulações e possibilitam a movimentação", explica o geriatra João Toniolo Neto, de São Paulo. E frequência é mais importante do que intensidade. A recomendação é treinar por 30 minutos quatro vezes por semana.


3. Aumente os passos

Para suprir a necessidade de atividade aeróbica, andar pode ser o suficiente. Dar 6 mil passos por dia reduz muito o risco de diabetes e de síndrome metabólica - que é precursora de diabetes e uma ameaça à saúde cardiovascular - em mulheres de meia-idade.


4. Tenha objetivos

Estabelecer metas na vida é essencial para crescer pessoal ou profissionalmente. Segundo um estudo recente, perseguir objetivos também pode ser benéfico à saúde, pois protege o indivíduo contra o mal de Alzheimer. Após estudar o comportamento de 246 pessoas por dez anos, os pesquisadores concluíram que aquelas que se envolviam em atividades com significado e propósito se sentiam incentivadas e demonstravam melhor capacidade cognitiva do que as outras. “Para envelhecer bem, é fundamental estar inserido na sociedade”. E isso só acontece quando você se mantém ativo e com projetos, sejam eles profissionais ou pessoais.


5. Treine seu cérebro

Atividades mentais, como ler, escrever, jogar xadrez e dama, preservam a integridade das estruturas do cérebro. Já era sabido que atividades cognitivas ajudam a manter a saúde mental. O que a nova pesquisa mostra é que elas atuam de forma poderosa na massa cerebral - o que inclui as fibras nervosas, responsáveis por transportar as informações pelo cérebro. Esses treinos mentais, assim como aprender coisas novas, estimulam a regeneração celular e mantêm a rapidez nas sinapses.


6. Cuide da pele

O viço do rosto e a beleza da pele podem ser tão importantes quanto à saúde do organismo para viver mais e melhor. Uma pessoa saudável deve estar bem fisicamente, psicologicamente e socialmente. “Ou seja, há uma relação direta com o fato de se sentir satisfeita com a aparência” presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Não por acaso, a indústria cosmética tem investido fortemente em pesquisa e não para de lançar cremes tecnológicos, enquanto a medicina estética oferece cada vez mais tratamentos high-tech pouco invasivos para atacar os mais diversos problemas que maculam a beleza, a flacidez da face.


7. Valorize seu sono

Todo mundo sabe que dormir é importante. Dedicou a tentar estabelecer uma quantidade ideal de tempo na cama. Sete horas de sono são suficientes para descansar o corpo e a mente. Mais do que isso - passar de nove ou não chegar a pelo menos cinco horas por noite - contribui para o envelhecimento do cérebro e pode levar à perda da memória.


8. Acerte nos lanchinhos


A comida é o parceiro número 1 da vida saudável. Fique de olho nos alimentos considerados positivos porque contêm altas doses de antioxidantes - substâncias que recuperam células danificadas e retardam o envelhecimento -, como frutas vermelhas, cítricas e chá-verde.


9. Aproxime-se dos amigos

Sair com pessoas queridas pode ajudar a manter a cabeça funcionando e o corpo jovem, 1,6 mil pessoas por quatro anos. A descoberta mais surpreendente do estudo é que a solidão não afeta apenas quem vive só. Dos 43% que afirmaram se sentir isolados, apenas 18% moravam sozinhos. Os cientistas enfatizam que esse sentimento é maléfico e leva ao abandono de atividades corriqueiras.


10. Reduza as calorias

Ingerir até 25% menos do que o número recomendado de calorias para a manutenção do peso retarda o envelhecimento. Os adultos avaliados, todos com peso normal ou só ligeiramente acima do ideal, apresentaram menos resistência à insulina, menos alterações do colesterol e menos danos no DNA causados por oxidação. Acredita que a restrição calórica provoca uma adaptação metabólica que traz benefícios além da perda de peso. Se vai comer menos, observar a qualidade dos alimentos é básico.


6 Comments:

susana silva said...

São dicas muito interessantes, que todos deviamos seguir.
O Blog da Susy

Beijinhos

Anônimo said...

Nossa disse tudo.. Já percebi que uns 3 itens tenho que seguir rs

Bju

Jacki Design said...

Olá Susana,
É verdade todo mundo deveria cuidar da saúde.
Obrigado pelo seu comentário.

Jacki Design said...

Obrigado pelo seu Comentário.

Ana Carolina said...

Acho que eu nao estou seguindo nenhuma dessas haha Adorei opost

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com

Jacki Design said...

Oi Ana,
Tenta pelo menos fazer 4 dicas, você vai ver como melhora!!!
Beijos

Postar um comentário