Image Map

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Unhas perfeitas: oito mandamentos para exibir mãos sempre lindas.


Fonte: MdeMulher.  

 

Saiba como evitar bolinhas, manchas e descamações e aprenda como fazer seu esmalte render mais e mais.

 

1. Passe azeite nas unhas antes de aplicar o esmalte.

Pintar as unhas sem respeitar um intervalo entre uma vez e outra pode prejudicar a saúde delas. Os sintomas são manchas e tendência a descamar ou quebrar. Deixe-as respirarem por pelo menos 24 horas e passe azeite antes de aplicar o esmalte, para hidratá-las e protegê-las da tinta. Retire o excesso de óleo com um algodão para não dificultar a aderência do esmalte.

2. Respeite o prazo de validade dos esmaltes: três anos.

Um vidro de esmalte de 8 ml permite pintar em média dez pares de mãos. O prazo de validade padrão dele é de 36 meses. Segundo os fabricantes, isso vale também para os vidros abertos, desde que bem protegidos da luz solar e do calor. Se o fundo do frasco estiver esbranquiçado, é sinal de que as substâncias que compõem o produto já estão se deteriorando.

3. Prefira usar removedor no lugar da acetona.

Químicos e dermatologistas condenam o uso da acetona por ser um solvente muito forte: ao mesmo tempo em que retira o esmalte, prejudica as camadas protetoras da unha, deixando-a fina e quebradiça. Melhor optar por usar removedor sem acetona, facilmente encontrado em farmácias.

4. Hidrate as unhas com produtos específicos.

Para manter suas unhas lisinhas e brilhantes use hidratantes específicos para unhas à base de vitamina B e queratina - como o Nutriplus C Racco, a cera nutritiva Granado e o Mira-Cuticle.

5. Fuja do calor para evitar bolinhas nas unhas.

As malditas bolinhas que às vezes aparecem nas unhas recém-feitas podem ser causadas por qualquer coisa que faça o esmalte endurecer mais rápido do que deveria. Uma corrente de ar ou o calor, seja do ambiente ou até das próprias mãos, faz evaporar parte do solvente do produto, alterando sua viscosidade. Além de tentar barrar esses problemas, agite de leve o esmalte antes de usá-lo para sua consistência ficar mais uniforme.

6. Quem usa muito esmalte vermelho precisa de cuidados especiais.

Mulheres que não tiram os tons escuros das mãos com certeza conhecem o amarelado que aparece nas unhas quando elas passam semanas sem respirar entre uma aplicação e outra. As unhas são extremamente porosas e, em contato com a tinta, absorvem um pouco dela. Para clareá-las, os dermatologistas aconselham mergulhar as mãos por poucos minutos em meio copo de água morna com 1 colher de sobremesa de bicarbonato e outra de sal. 

7. Evite usar alicates alheios.

Um kit de manicure é que nem calcinha: não dá para usar o de outra pessoa. Tenha o seu e, toda vez que for usá-lo, limpe tudo com três passadas de uma gaze embebida em álcool 70% (atenção: não é o gel nem o diluído). Várias doenças podem ser transmitidas por equipamento contaminado, como as hepatites B e C.

8. Não adicione óleos aos esmaltes - prefira solventes!

Tem gente que mistura óleo de banana ou azeite no esmalte para fazê-lo render quando ele começa a endurecer. Esses produtos podem alterar a concentração da tinta, por isso é melhor usar os solventes vendidos pelos próprios fabricantes como os diluentes Passe Natie e Diluí.

4 Comments:

Haissa Teixeira said...

Adorei as dicas. (:

Anônimo said...

Sou louca por esmaltes e amei essas dicas...

Beijos Carla.

Evelyn said...

Gostei!!! Amo esmaltes! Principalmente do Vermelho!!

Obrigada pelas dicas! Adoorei

Jeni Bonequinha said...

Nosssa tem cores que nunca tinha vistoo.. quero compraaarr..rsrr

Jacki Design sempre na frente..rs

beijo

Postar um comentário