Image Map

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dicas de especialistas e produtos para cuidar do cabelo colorido.


Fonte: MdeMulher.   

 

Veja como recuperar o brilho e evitar o desbotamento do cabelo colorido com os cuidados e produtos corretos

 

Cuide dos fios coloridos para evitar o desbotamento


Cabelos coloridos exigem cuidados específicos. Afinal, a química causa danos aos fios, que ficam mais fracos e sem brilho. Confira então algumas dicas de especialistas para manter o loiro, ruivo ou castanho sempre radiante.

Cadê o brilho que estava aqui?

Por menos agressivas que sejam as fórmulas atuais, não há como fugir de alguns danos causados pelas tinturas. "O processo abre a cutícula do fio. Se ela não for selada com o uso de produtos específicos (dos xampus aos leave-ins), o pigmento vai desbotando e o brilho sai junto", afirma o cabeleireiro Eron Araújo, de São Paulo. Outro causador da perca de luminosidade, é o tempo de permanência da tintura. "Se ultrapassar o indicado, você compromete ainda mais a estrutura do fio", explica Celso Martins Jr, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia. Mas nem sempre a tintura é a única culpada da história - há um conjunto de fatores que contribui para a opacidade dos cabelos tingidos. "Poluição, sol, umidade, secador, chapinha, água quente, excesso de oleosidade e falta de hidratação levam à perda do brilho", conta o colorista Juha Antero, em São Paulo.

Sugestão de produtos:

 

Não saia do tom

Algumas cores necessitam de atenção especial. Aspirantes a loiras e ruivas costumam sofrer um pouco mais, já que a liberação dos pigmentos acontece de forma mais rápida e, por causa do processo de descoloração, o ressecamento é mais intenso. "Nesses casos, o uso de produtos que selam as cutículas deve ser constante para evitar que as partículas de cor saiam do córtex e os cabelos desbotem mais facilmente", explica o cabeleireiro Julio Crepaldi, de São Paulo. Quem opta por tons escuros costuma ter menos problemas. Do preto ao castanho, por exemplo, o nível de clareamento é baixo e, assim, não há uma perda de proteínas muito significativa e o dano é menor. Por outro lado, há quem use tinturas justamente para obter mais brilho. Às vezes, os cabelos são naturalmente opacos e, então, a coloração ajuda a dar um Up. 

Sugestão de produtos:

 

Dicas valiosas

Fuja da água quente
A alta temperatura facilita o desbotamento.

Aposte nos leave-ins

Experimente fazer uma máscara pré-xampu com óleo de argan: aqueça uma colher de sopa do produto e deixe por uma hora nos fios. Lave duas vezes para retirar bem.

Não sobreponha à cor

Vermelho sobre vermelho, por exemplo. Retoque somente a raiz quando for necessário e, no restante, use um tonalizante.

Evite o mix de técnicas como...

 Alisamento e permanente com tintura. Processos químicos consecutivos degradam a fibra e acentuam a falta de brilho.

Cuidados obrigatórios

"Tratar cabelos tingidos não é difícil, mas demanda paciência e dedicação", ressalta Ton Reis. E, para que o dano seja o mínimo possível, é preciso primeiro investir em uma boa coloração. Depois, com os fios já coloridos, é hora de armar o arsenal de produtos e organizar a agenda para fazer uma hidratação semanal em casa, com uma máscara potente à base de manteiga de karite, ou a cada 15 dias no salão para repor óleos e proteínas. Esse tipo de cabelo precisa de produtos específicos para manter a cutícula selada e, assim, refletir o brilho. Fuja de xampus alcalinos ou de limpeza profunda, que abrem ainda mais as escamas e ressecam os fios.

Sugestão de produtos:

 

"Prefira os xampus com tensoativos de baixa irritabilidade (substâncias emulsionantes) e aminoácidos (que melhoram a resistência do cabelo), além dos silicones e óleos essenciais, que compensam o brilho", explica Celso Jr.

 

2 Comments:

Anônimo said...

Sempre dicas boas eu encontro aqui no blog da Jacki Design...
Concerteza vou seguir mais essa dica...

Beijos Vivi.

Jeni Bonequinha said...

Muitoo bom.. estou realmente precisando mudar algums produtos que uso, e essa dica foi ideal.. Parece que até sabiam rsrs..

Valeu JD

bju

Postar um comentário