Image Map

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

9 dicas para melhorar a sua alimentação:



Todos nós sabemos como é importante adquirir hábitos saudáveis em nossas vidas. Às vezes ficamos com preguiça ou achamos que é muito difícil mudar nossos costumes, porém com pequenas ações durante a semana, você irá perceber que não é tão ruim assim! Uma das nossas tarefas mais complicadas é a nossa alimentação, pois estamos rodeados de fast foods e guloseimas deliciosas para nos tirar do nosso “foco”. Mas antes de tudo vale salientar que não precisamos ser tão radicais, o segredo é comer de tudo, mas sem exageros. Abaixo listamos algumas dicas simples para melhorar nossa alimentação, vocês irão perceber que, apesar de já sabermos de quase tudo não realizamos nem metade do que os especialistas nos aconselham. E por incrível que pareça essas pequenas mudanças funcionam, e o bem-estar após a realização dessas metas, aparecem quase que instantaneamente:

1- Como várias vezes durante o dia:

Meninas, nada dessa história de “Comer só para sobreviver”, isso não “rola”, pois ao invés de emagrecer você vai acabar engordando. Quando ficamos várias horas sem comer o metabolismo fica lento, aciona um mecanismo de defesa, e entende que precisamos
armazenar energia, e aí minha amiga as gordurinhas começam a se formar. Comer várias vezes ao dia, em pequenas quantidades, estimula o metabolismo a “trabalhar mais”, ele fica um pouco mais acelerado e gasta mais energia. O recomendado são pequenas porções 5 vezes ao dia, assim você não ficará com fome e evitará exageros;



2- Varie os alimentos

Dietas baseadas em um só tipo de alimento e/ou nutriente são prejudiciais à saúde, pois precisamos das características de vários nutrientes para um bom funcionamento de nosso organismo. Isso só, iremos obter em refeições com alimentos diversificados. Sabe aquela história de quanto mais colorido melhor? Então, é bem desse jeito mesmo...




3- Carnes


Apesar de a carne vermelha possuir gordura saturada e colesterol, ela é uma fonte importantíssima de proteínas. Indica-se comer uma porção ao dia e de ser intercalada durante a semana com carne branca (peixes e frango), que também oferecem boa quantidade de proteína.


4- Lanchinhos

Para lanches intermediários opte por: iogurte, barrinha de cereal, castanhas, frutas, uva passas, bolachas integrais, gelatinas e até chocolate, desde que com ele seja composto com uma concentração acima de 50% de cacau.


5- Sucos

Além de deliciosos, os sucos naturais são bem mais saudáveis do que os refrigerantes, oferecem benefícios à saúde, como por e exemplo o suco de melancia que é diurético. Em alguns casos auxilia até na redução da utilização de açúcar, por não precisarem ser adoçados. Caso seja necessário adoçar algo, ao invés do açúcar branco (refinado) utilize o açúcar mascavo, pois ele oferece mais vitaminas e sais minerais e menos aditivos químico.




6- Doces, pode? 

Ai que tentação! Mas meninas, sem neura, podemos sim comer doce, porém com moderação. Se controlado o consumo de doces podem até auxiliar no bom funcionamento de nosso organismo em função de o açúcar colaborar com o fornecimento de mais energia ao nosso corpo e estimular o nosso metabolismo a produzir a serotonina, que leva à sensação de prazer. Ao invés de comer uma forma de merengue inteiro, comam uma fatia, você se sentirá saciada e sem tanto peso na consciência! Outra dica é incluir fibras na alimentação ela auxilia na absorção de açúcar no nosso organismo.

7- Sódio

Quando consumimos muito sódio, o nosso organismo começar a reter mais líquido, pois o sódio faz com que o nosso sangue fique mais concentrado. Para auxiliar na circulação desse sangue mais resistente o nosso coração começar a “trabalhar mais”, com isso nossa pressão arterial aumenta, podendo ocasionar várias complicações à nossa saúde. 1 colher de chá é essa a quantia certa para consumo de sal diário, utilize mais ervas naturais para auxiliar em seu tempo.



8- Colesterol

Para começar a falar precisamos entender que o colesterol não é totalmente ruim, ele 
realiza funções essenciais, como a produção de hormônio e da vitamina D. Porém seu excesso no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.Evite frituras, se for utilizar óleo prefira os de origem vegetal ou azeite de oliva; retire a pele do frango e gorduras da carne. Na hora de preparar sua refeição, prefira grelhar ou cozinhar.

9- “Santa água”

Bebam muita água, cerca de 2 litros por dia. A água é utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes é essencial para uma série de processo químico, dilui os resíduos para diminuir a toxidade, ajudando na excreção desses do nosso corpo, ajuda a manter a temperatura do corpo estável, além de ser necessária na formação de todos os tecidos do corpo.

4 Comments:

Geissy said...

Adorei a dica.. Vou colocá-la em prática..

Beijos

http://geissypinheiro.blogspot.com.br/

Jacqueline said...

Muito util!!!!! Preciso aplicar isso ja! porque estou mto gorda

Jacki Design said...

Que bom que você gostou Geissy! Nossa equipe também já está colocando em prática também essas dicas! ;)

Jacki Design said...

Olá Jacqueline! Nós também gostamos das dicas e o importante é comer e se sentir bem! E com pequenos passos logo logo, estaremos com hábitos muito melhores do que os atuais! Obrigada pelo comentário ;)

Postar um comentário