Image Map

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ONU apela no Dia Mundial de Combate à Desertificação 2013: "Não deixe o nosso futuro secar".

Fonte: Internet


No dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca a ONU apela: “Não deixe o nosso futuro secar”. A organização internacional relembra assim que toda a população deve ajudar a conservar os recursos hídricos através do seu uso responsável e da conservação dos solos.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca celebra-se anualmente a 17 de junho, assinalando o aniversário da assinatura, em 1994, da Convenção para o Combate à Desertificação (UNCCD). O objetivo é relembrar que a desertificação e a seca são problemas ambientais globais graves e, que, portanto é urgente solucioná-los.

No website da UNCCD é revelado que as reservas de água doce disponíveis para uso humano correspondem a menos de 1% do volume total de água do planeta, e que estão a ser postas em causa como resultado do uso excessivo, que conduz à escassez do recurso essencial que é a água doce.

Os impactos negativos da escassez afetam mais as zonas áridas e as populações que aí habitam. Nestas zonas as pessoas podem dispor de apenas 1.300 metros cúbicos de água doce anualmente, em vez dos 2.000 metros cúbicos que são necessários ao bem estar humano num contexto de desenvolvimento sustentável.

Deste modo, as celebrações do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca 2013 realçam que há soluções para o problema da desertificação, como é o caso da utilização sensata da água e a manutenção dos solos por onde circula, e que é da responsabilidade de todos pô-las em prática para evitar que esta ameaça ao futuro coletivo se concretize.


0 Comments:

Postar um comentário