Image Map

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como saber se um cosmético está estragado?

Fonte: MdeMulher
Mesmo dentro do prazo de validade, alguns cosméticos podem sofrer alterações. Saiba quando textura, cor e cheiro diferentes são sinais de que o produto deve ser descartado.

Alterações no cheiro, na textura, na cor, além de manchinhas e aparência bifásica, são sinais de que seu cosmético precisa ser descartado. Fique atenta e saiba a hora certa de jogar seus produtos no lixo!

1. Cheiro estranho
Quando deteriorado, o produto ganha uma fragrância diferente da original. Se a do seu cosmético perdeu um pouco da intensidade, não se preocupe. Isso é normal. Mas, se você detectou um odor desagradável (azedo ou ácido), pode ser um sinal de que alguma coisa está errada com ele.

2. Textura diferente
Alterações na consistência podem ser sutis - mas significantes. Por exemplo: seu hidratante corporal ficou mais grosso (ou mais aguado) do que o normal ou aparenta uma textura granulada? Esses são indícios de instabilidade na fórmula da emulsão. Isso significa que os ingredientes diluídos nas partes oleosas e aquosas estão se separando. Quando isso acontece, o produto deixa de funcionar da maneira que deveria e pode irritar a pele.

3. Cor alterada
Produtos coloridos são sensíveis à luz, por isso não é incomum que eles apresentem uma mudança de coloração - principalmente quando vêm em embalagens transparentes. Tenha em mente que uma mudança tênue na cor não é necessariamente um sinal de que algo vai mal com suas maquiagens. Mas se um batom vermelho ficou laranja... Há algo bem errado com ele.

4. Manchas estranhas
O produto tem pontos escuros? Ele pode estar contaminado por bactéria ou fungo. O melhor a fazer é se livrar dele para evitar uma infecção. Por falar em bactérias, nunca dilua um produto em água para aproveitar a última gotinha dentro da embalagem - ou amolecer máscaras para cílios. Adicionar água a uma fórmula dilui o sistema de preservação, o que permite o crescimento de bactérias perigosas.

5. Aparência bifásica
Se o produto se separou em duas partes, isso é um mau sinal. E você não deve tentar consertar o problema misturando-as novamente. Isso acontece com maior frequência em xampus anticaspa e filtros solares, por exemplo. Uma vez que ele se separar do resto da fórmula, o efeito final não será satisfatório.

8 Comments:

Vanessa B. said...

adorei o post
super útil

Está rolando sorteio de um Creme Hidratante Pés e Pernas da Shinsei Cosméticos
http://vanitymodeon.blogspot.com.br/2012/08/parceria-shinsei-cosmeticos-resenha-de.html

Jacki Design said...

Vanessa obrigada por acompanhar a Jacki Design!!

Ana Marta Borgonovo said...

super dicas, obrigada!!

bjokas da Ana
fionotear.blogspot.com.br
tem sorteio lá no blog ;)

Jacki Design said...

Que bom que gostou Ana Marta!! Seu blog é muito legal! Parabéns!

Evellen said...

Dicas maravilhosas *--*

beijoos ;*

Toninha Ferreira said...

Oie!!!
Passando para visitar o seu blog e deixar uma MSN especial pra vc.
A vida é passageira, por isso aproveitem todos os momentos que vc tem nela.
Chore quando quiser chorar.
Sorria quando quiser sorrir.
Cante e pule quando tiver vontade.
Seja feliz, não ligue para que os outros pensem.
Seja vc mesmo.
Em frente a tudo e a todos para conquistar seus sonhos, objetivos e até mesmo um novo amor.
E quando o seu dia chegar, vc vai olhar pra trás e dizer: _Eu fui feliz, não pq a felicidade veio até mim, e, sim, pq fui até ela.
Fica com Deus.
Toninha

Twitter @toninhavr
Blog http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
E-mail toninhavr@hotmail.com
Face ToninhaFerreira
FanPage Educar – O primeiro passo

Jacqueline said...

Adorei esta dica! Super util!

Nadia Santana said...

É uma dica super legal. Usar cosméticos estragados é perigoso tão como se tivesse ingerindo alimentos ruins. É bom ficar ligada nisso.

Abços à equipe!

Blog Gestão Pink

Postar um comentário