Image Map

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock!

Rock N' Roll

O rock n’roll foi dos estilos musicais mais controversos já criados na história da música.


Surgiu em meados da década de 50, nos Estados Unidos, oriundo, primordialmente, do blues e do country music do sul daquele país. Desde seu nascimento, o rock gerou polêmica, seja por causa da simplicidade de suas estruturas musicais, da atitude transgressiva de seus executores ou da pretensa rebeldia que de seus fãs emana. 

Os primeiros roqueiros, Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard e alguns outros, tornaram-se artistas de espetacular sucesso justamente por causa dessas características, o que os fez amados pelos jovens e odiados pelos pais conservadores. Com o tempo, porém, o rock foi modificando-se, pulverizou-se numa miríade de sub-estilos (rockabilly, punk, hard rock, heavy metal etc.) e foi assimilado pela mídia e pela cultura ocidental como um todo, enfim, transformou-se num produto de consumo cuidadosamente articulado para ser lucrativo. 

Mesmo assim, ainda existem em seu âmago as marcas que o acompanham desde sua concepção: rebeldia, atitude, transgressão, anti-sociabilidade e muito, muito dinheiro envolvido (como ficou provado com o surgimento dos Beatles, Rolling Stones, Slade, The Who, Led Zeppelin, Kiss, Sex Pistols e de todos os grandes nomes do gênero). Definir o que é o rock é impossível em palavras.

Para se ter ideia exata do que estamos falando, faz-se necessária uma audição cuidadosa de clássicos como Roll Over Beethoven, Help!, Satisfaction, Stairway To Heaven, Great Balls Of Fire, Rock n’Roll All Nite... Mas quem nunca as ouviu?

O rock n’roll espalhou-se por todo o planeta, ganhando características próprias da cultura dos países que o adotaram. 

Confiram algumas fotos de bandas famosas que separamos para vocês!!


Beatles


Rolling Stones

The Who

Kiss

Sex Pistols

Qual é o seu estilo de rock preferido?? 

2 Comments:

Jeni Bonequinha said...

Haha muito legal..

Unknown said...

Que bom que gostou!!

Postar um comentário