Image Map

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Babados: aprenda como usar

O tema romântico está no ar e, por isso, você terá babados para usar em todas as ocasiões! Peças como camisas, blusas, vestidos e saias vêm com diferentes versões do detalhe: discretos nas barras, pequenos nas blusas, acompanhando o decote de camisas ou enfeitando as mangas.

Regra das cores

O ponto negativo desse elemento tão feminino é aumentar a silhueta. Para fugir de tal armadilha, use roupas escuras, como chumbo, marinho, vinho e preto. Atenção: o babado deve ser da mesma cor do tecido da peça, para uma produção visualmente uniforme.

Siga a proporção

Você precisa coordenar o tamanho do corpo com o do babado, buscando manter suas formas ou até mesmo diminuí-las. "Para mulheres baixas, indico babados pequenos", ensina Marcele Goes, consultora de imagem. Mangas como babados grandes, por exemplo, ou peças com muitas camadas têm melhor caimento em pessoas altas.

Sem volume

Um babado com caimento ideal deve ter franzido uniforme e simétrico. Esse franzido determina se a peça dará volume ao corpo ou não. "Quando é leve, em pequena quantidade, não arma nem cria tanto volume", explica Elizangela Gomes, da Escola de Moda Sigbol Fashion. Ele, na versão leve, é ideal para usar em regiões com gordurinhas a mais.

Tipos de tecido

Outro fator que também influencia no volume que o babado adicionará ao corpo. Os panos fluidos, como musseline, renda ou tule, são mais finos e formam babados delicados. De outra parte, versões encorpadas, por mais que formem babados de camada única, criarão um volume maior que os tipos leves, mesmo que com duas camadas ou mais.


Como usar se você...


· Tem barriga

Com peças de babados miúdos na linha vertical. A roupa deve ser soltinha e o babado, estreito.

· Tem seio grande

Use decote profundo, como o V, e babado em camada única. "Ele deve acompanhar o decote e ser feito de tecido mole", ensina Elizangela.

· Tem quadril largo

Saia ou vestido de corte reto com babado pequeno na barra. Para afinar o tronco, sobreponha um blazer com listras verticais que termine no quadril.

· Tem perna grossa

Saia com babados pequenos e de cores escuras. "Combine uma meia-calça escura com a peça para dar a ilusão de pernas maiores", orienta Elizangela. A saia deve ser feita de tecido leve.

· Tem ombro largo

Deve evitar linhas horizontais nesta região. Então, aposte em decote em V ou transpassado com babado que se forme na vertical.

· Tem braço cheinho

Opte por babados na região do seio, desviando o foco da produção. Outra opção: blusa com manga comprida e solta com babado no punho.


Gostaram?? Então comenta!!!

1 Comment:

Unknown said...

Adorei, babados são femininos né! Sabendo usar, vai em qualquer idade!
Bjocas

Postar um comentário